SCPar Porto de Imbituba presente na Logistique 2019

SCPar Porto de Imbituba presente na Logistique 2019

Os gestores do Porto de Imbituba participam da feira juntamente com a administração do Porto de São Francisco do Sul. Os dois portos tem gestão estadualizada, a cargo da SC Participações e Parcerias

Os gestores do Porto de Imbituba vão aproveitar a Logistique – Feira e Congresso de Negócios Multimodais para mostrar ao mercado a estrutura, operações e ações socioambientais do complexo portuário. Localizado no Sul catarinense, o complexo tem a gestão da SCPar Porto de Imbituba, uma empresa pública do Estado de Santa Catarina subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias, que exerce a Autoridade Portuária do complexo portuário homônimo. 

A edição 2019 da feira e congresso acontece de 27 a 29 de agosto, no Complexo de Exposições Expoville, em Joinville. Este é o segundo ano consecutivo que o Porto de Imbituba participa. A Logistique é considerada hoje uma das maiores feiras de logística e transporte intermodal do Brasil. Durante os três dias de agosto, vai unir as cadeias de logística, transporte multimodal, comércio exterior e intralogística em um só local na região mais industrializada de Santa Catarina, transformando Joinville na capital nacional da logística. 

“Nos posicionamos como uma solução logística preparada para atender a operação portuária do transporte marítimo de todos os tipos de cargas. Contamos com uma retroárea com enorme capacidade de estocagem e um acesso marítimo rápido, profundo e seguro”, relata Géssica Silva, porta voz do Porto de Imbituba. Ela destaca que o evento se configura como uma oportunidade regional de divulgação do Porto e de potencialização de negócios que possam se configurar em relações comerciais duradouras, uma vez que a Logistique é a única feira do setor logístico e de transporte de cargas no Estado de Santa Catarina. 

Géssica salienta que a edição passada da Logistique foi uma importante oportunidade para a SCPar Porto de Imbituba mostrar ao público e ao mercado catarinense as potencialidades e características do complexo portuário. “Santa Catarina conta com um complexo de infraestruturas portuárias invejável, composto por cinco portos (entre portos públicos e terminais privados), que favorece o escoamento e recebimento dos produtos e evidencia a alta representatividade do modal no desenvolvimento do estado. Num contexto de extrema competitividade e oportunidades, consideramos de extrema importância nos fazermos presentes em eventos do setor, não apenas para estabelecer relacionamentos com nossos stakeholders, como também para promover o modal de transporte marítimo como um agente fundamental na cadeia logística, agropecuária e industrial”, complementa. 

Atendendo sua capacidade multipurpose, o Porto de Imbituba movimentou 2,8 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, com um avanço de 9,6%, bem acima da média nacional. De todas as cargas que passaram pelos cais de janeiro a junho de 2019, a importação representou 46,4%, a exportação 39,4% e a cabotagem geral 14,2%. A expectativa da SCPar Porto de Imbituba é que, até o fim do ano, 5,6 milhões de toneladas sejam movimentadas. “Esse resultado evidencia o trabalho que a comunidade portuária tem realizado em prol do porto e do desenvolvimento do Estado de Santa Catarina”, diz o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Ziegler. 

Para 2019, o gestor tem a expectativa de fechar o ano com recordes operacionais e um crescimento acumulado de mais de 170%, desde que a administração do Porto foi delegada ao Governo do Estado, em 2012. “Este resultado representa ainda um crescimento médio de 28% ao ano, desempenho comparado ao de grandes empresas de sucesso, e cada vez mais pautado na eficiência e na transparência”, complementa.