A Black Friday, marcada para 29 de novembro, é uma das datas mais importantes do comércio e promete movimentar R$ 9,3 bilhões no Brasil, segundo um levantamento da Confi.Neotrust. Conhecida por suas grandes promoções, atrai consumidores em busca de ofertas, tanto em lojas físicas quanto online.
Segundo o presidente do Sindilojas Florianópolis, Marcelo May Philippi, a Black Friday tem se consolidado como uma das principais oportunidades de vendas do ano, tanto no comércio físico quanto no e-commerce. “Estamos observando um movimento significativo de antecipação das compras de Natal, o que reforça o potencial de incremento nas vendas durante a Black Friday. Os lojistas se prepararam com promoções atrativas, estratégias de marketing e estoque reforçado para atender à demanda”, destaca ele.
Essa movimentação gera alto movimento também no setor de encomendas, especialmente no e-commerce, demanda também impulsionada pelo aumento de consumidores que antecipam compras de fim de ano, o que afeta diretamente a logística, como no fluxo de aviões cargueiros, por exemplo. Santa Catarina tem se destacado como o quarto maior vendedor por e-commerce no país, alcançando um total impressionante de R$ 40,46 bilhões em transações, conforme dados do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Contudo, o sucesso nas vendas é apenas parte do processo, o verdadeiro foco é atender rápido o cliente, sem qualquer falha.
Uma boa gestão de supply chain é indispensável para garantir que os produtos cheguem ao consumidor sem imprevistos. Dado o peso das operações, um erro pode causar atrasos em larga escala, o que afeta a experiência do cliente e, consequentemente, a reputação da empresa.
Com o aumento da pressão e dos pedidos, a logística precisa ir além da eficiência. A precisão e a agilidade são vitais para garantir a entrega de ponta a ponta e a satisfação do cliente. Isso é feito com um bom planejamento, automação, organização, agilidade e boas decisões.
Automatizar o máximo de processos possíveis é uma das melhores práticas para lidar com a alta demanda da Black Friday. Com automação, a precisão nas operações melhora, isso faz com que a experiência de compra seja mais rápida e sem falhas. Um bom exemplo é o IoT (Internet das Coisas), que ajuda na localização e status de cada pedido feito para ter maior controle e visibilidade, tanto para a empresa quanto para o cliente, aumentando a eficiência da operação, reduzindo erros e resultando em uma cadeia de suprimentos mais ágil e confiável.
A organização do armazém é outro fator que influencia, e muito, no tempo de processamento dos pedidos. Para a Black Friday, o layout dos estoques deve ser otimizado, de forma que os produtos mais vendidos estejam em locais de fácil acesso. Essa estratégia vai reduzir o tempo de picking e aumentar a velocidade de processamento.
Acompanhar indicadores de performance (KPIs) ajuda a identificar rapidamente qualquer gargalo que precisa ser alterado para o melhor desenvolvimento da empresa. A análise contínua dos dados permite que a empresa tome decisões rápidas e eficientes, mesmo em meio à alta demanda da Black Friday.
A gestão de supply chain é o elemento-chave para atender as expectativas de clientes durante a Black Friday. Com planejamento, automação, armazenagem estratégica e transporte ágil, as empresas estarão prontas para enfrentar os desafios desse grande evento e aproveitar as oportunidades de venda.
Uma operação bem-sucedida reflete diretamente na satisfação do cliente e contribui para a fidelização, além de melhorar a reputação da marca.
A Feira Logistique traz em suas edições todas as novidades em soluções tecnológicas, gestão de estoque, planejamento estratégico, eficiência operacional, internet das coisas e muitos outros temas, tendências e inovações que ajudam as empresas a superar expectativas na Black Friday.
A próxima Feira Logistique acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, no Expocentro de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
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