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A visão dos próximos anos terá que ser em 360º




Em novembro de 2024, a revista Época Negócios fez o ranking 360º das melhores empresas do país. Vale destacar aqui os critérios considerados. Não basta mais observar apenas o lucro anual de cada empreendimento, mas, especialmente, o fato de que nos dias de hoje a relevância vai além das cifras, envolve também o novo contexto complexo de trabalho e de vida onde estão inseridos os diferentes setores de produção. Diante de tantos desafios climáticos, sociais e éticos, as melhores empresas são aquelas que, estão diretamente envolvidas com a Inovação, Visão de Futuro, ESG/Governança, ESG/Socioambiental, Pessoas e Desempenho Financeiro. São estes os aspectos que farão a diferença nos próximos cinco anos e que vão apresentar e apontar as melhores práticas de negócios do Brasil.


As tragédias como as enchentes do Rio Grande do Sul, os incêndios do Pantanal, a seca da Amazônia, apontam que as questões ambientais não são mais desafios do futuro, mas do presente. Assim, as empresas que se destacaram em 2024 foram todas aquelas que consideraram os aspectos socioambientais na tomada das decisões estratégicas, além de colocarem em prática diversas ações para diminuir as emissões de gás carbônico. Neste aspecto, a inovação tem um papel fundamental, pois as novas tecnologias, materiais e fontes de energia são necessários para se fazer a transição para uma economia de baixo carbono. Sustentabilidade e inovação precisam andar lado a lado.


Junto a esta prática, as melhores empresas são as que já utilizam em seu dia a dia a Inteligência Artificial para transformar operações, estimular a inovação, apoiar a tomada de decisão e agregar valor a produtos e serviços.


Num contexto tão desafiador de profundas transformações climáticas e tecnológicas, é possível encontrar oportunidades para se construir um mundo melhor e tornar-se referência no mercado, não apenas como um centro de excelência, mas, também, como referência de engajamento social.


Neste sentido, torna-se essencial a capacitação não apenas dos funcionários, mas também dos C-Level, sobre o funcionamento da Inteligência Artificial, seus benefícios e riscos, empreendendo um diagnóstico que mostre em quais tarefas e funções as soluções de IA agregam valor, formulando uma estratégia para a companhia, criando uma governança e estabelecendo métricas de avaliação dos resultados. Resistir à I.A será deliberadamente uma decisão de retrocesso comercial, pois para atrair e manter clientes é preciso antecipar tendências, estar atento às nuances de um setor sujeito a rápidas transformações. A saída é inovar o tempo todo.


Fazer negócios de forma sustentável não significa apenas manter boas práticas de produção, gestão de biodiversidade ou fomento à sócio-bioeconomia, mas, também, significa restaurar a vida, requalificando relações, buscando uma nova mentalidade que procure reconectar as pessoas a um propósito maior. É isso que transforma uma empresa em uma referência nacional segundo o ranking 360º de 2024.


Há cinco anos a Logistique tem ajudado empresas e pessoas a se reinventar e se adaptar diante das mudanças, trazendo debates, ideias e caminhos para ações ainda mais produtivas e conscientes, que buscam transformar mercados e vidas. A próxima edição acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, no Expocentro de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

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