top of page

Brasil e Argentina: zero imposto e mais oportunidades comerciais



A decisão do governo argentino de eliminar o imposto de importação para produtos brasileiros reflete uma tentativa de atrair mais produtos e investimentos do Brasil enquanto a Argentina busca sair de uma grave crise econômica. A medida, que deve entrar em vigor antes do final de 2024,  deve influenciar as exportações que variam de produtos industrializados, como automóveis e máquinas, a itens primários, como soja e carne, tornando os produtos brasileiros mais competitivos no mercado argentino e criando novas oportunidades para empresas dos dois lados da fronteira.


Os produtos brasileiros se tornarão mais acessíveis aos consumidores argentinos e as empresas do Brasil receberão estímulos extras para ampliar suas atividades no país vizinho. O ramo automotivo pode ser um dos mais favorecidos, promovendo a comercialização de automóveis brasileiros em território argentino. Além disso, empresas fornecedoras de peças e componentes também enxergam chances de crescimento. No agronegócio, a iniciativa pode beneficiar as exportações de produtos processados, como carnes e derivados de soja, que enfrentam forte concorrência de outros países.


Enquanto a iniciativa oferece novas oportunidades para o Brasil, também levanta questões sobre como as empresas brasileiras irão suprir a demanda crescente sem prejudicar a qualidade e os prazos de entrega. Além disso, o fim do imposto pode gerar desafios internos, como a necessidade de um investimento maior em infraestrutura logística para atender às novas demandas. Analisar o mercado argentino e se adaptar às suas estratégias comerciais será o principal diferencial competitivo. A expectativa é que essa abertura não apenas fortaleça o comércio entre os dois países, mas também incentive outras nações da região a seguir o mesmo caminho, promovendo um mercado sul-americano mais integrado e competitivo no cenário internacional.


E é para atender e trazer soluções em cenários de desafio e de oportunidades que a Feira Logistique sempre traz em cada nova edição a última palavra em infraestrutura, tecnologia, sistemas da informação, robótica, intralogística, modais, cadeia de suprimentos e muito mais, além de um time de especialistas reconhecidos dentro e fora do país, buscando ajudar pessoas, empresas e mercados a construir as melhores parcerias, os melhores negócios - com os melhores resultados. A próxima edição acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, no Expocentro de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Comments


bottom of page