O Porto de Imbituba, administrado pela empresa pública SCPAR, será um dos expositores da edição deste ano da Logistique – Feira de Logística, Transporte Multimodal de Cargas, Comércio Internacional, Tecnologia e Intralogística. A SCPAR Porto de Imbituba exerce, desde 2012, o papel de Autoridade Portuária do porto, instalado no sul de Santa Catarina.
O porto catarinense vem obtendo excelentes resultados neste ano e inicia o segundo semestre com grandes obras de infraestrutura e o início da escala de um serviço internacional para cargas conteinerizadas. Essa nova opção para o escoamento da produção da indústria catarinense deve ser apresentada durante a realização da feira, considerada um dos maiores e mais importantes eventos setoriais do Brasil. O momento também será de exposição ao mercado sobre a situação do Porto e seus investimentos em pauta para ampliação de sua capacidade de atendimento operacional.
Nova rota de contêineres
O serviço será operado pela Santos Brasil, concessionária do Terminal de Contêineres de Imbituba, que fechou contrato com o armador panamenho Corporación de Transportes Marinos (CTM), representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil. Com esta conexão, o Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de quatro anos. A última linha de longo curso operou entre os anos de 2017 e 2019. O navio do armador panamenho terá escalas a cada três semanas em Imbituba. No entanto, quando atingir a sua capacidade máxima, a CTM tem planos de inserir um segundo navio da rota, o que tende a ocorrer ainda neste ano. A rota inclui os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina (República Dominicana) e Mariel (Cuba), que operam como hub-ports para a América Central e Caribe.
“Para nós é muito importante receber essa nova linha em Imbituba, que desde 2019 não tinha novas operações internacionais. Esse interesse por Santa Catarina reforça o nosso acerto em dar protagonismo ao setor de portos”, comemora o governador Jorginho Mello. Para o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, trata-se de um passo de grande importância para o desenvolvimento do comércio exterior da região sul de SC.
Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, pontua que Imbituba oferece vantagens comerciais e operacionais comparadas a qualquer outro porto da Região Sul do Brasil, provendo um serviço com menor custo e tempo de operação. Já Rafael Rodrigues, diretor executivo da Poseidon Container Shipping, diz que essa parceria com a Santos Brasil vai viabilizar muitos negócios junto aos exportadores que embarcarem com a CTM por meio deste porto.
Investimentos em infraestrutura
No campo das melhorias que estão sendo planejadas e executadas pela Autoridade Portuária, a obra de recuperação e reforço do Cais 3 iniciou este ano e vai aumentar a capacidade do berço. Com previsão de entrega para 2025, o investimento de cerca de R$ 95 milhões permitirá a atracação de navios em torno de 270 metros de comprimento (LOA)e a maior automatização da operação no local, com possibilidade de instalação de shiploader. A SCPAR também iniciará em breve a ampliação do Cais 1, com a instalação de um dolphin na ponta do cais, permitindo a atracação simultânea de três navios em dois cais (Cais 1 e 2).
Leonardo Rinaldi, diretor da Logistique, destaca a importância da presença da SCPAR Porto de Imbituba no evento. “Os portos administrados pelo Estado expõem na Logistique desde 2018 e isso muito nos orgulha. Nossa feira é uma importante vitrine da logística e transporte multimodal de cargas e a participação desses portos é crucial para que nossos visitantes prospectem bons negócios”, diz.
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